Em que consistem as medidas de suporte à aprendizagem que o professor pode aplicar ao aluno?

Em que consistem as medidas de suporte à aprendizagem que o professor pode aplicar ao aluno?

As medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão visam a adequação às necessidades e potencialidades de cada aluno, bem como a garantia das condições da sua realização plena, promovendo a equidade e a igualdade de oportunidades no acesso ao currículo, na frequência e na progressão ao longo da escolaridade obrigatória.

Como tal, as medidas estão organizadas em três níveis de intervenção, em função das necessidades educativas do aluno (não obstante poderem ser aplicadas em simultâneo): universais, seletivas ou adicionais.

As medidas universais são definidas pelo professor e não dependem do relatório técnico-pedagógico. Já as medidas seletivas e adicionais resultam do relatório técnico-pedagógico.

A definição destas medidas pressupõe uma monitorização e avaliação constantes das necessidades de cada aluno, bem como da eficácia das medidas que eventualmente já tenham sido/que se encontrem a ser aplicadas.

Sílvia Bessa Venda
Abreu Advogados

Abreu Advogados

A Abreu Advogados em parceira com o blog Dislexia Day by Day, contribui para a educação inclusiva esclarecendo as principais dúvidas legislativas dos pais no acompanhamento escolar das crianças disléxicas.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Sobre

About Me
Determinada, entusiasta e enérgica gosto de sentir que crio valor. Desafios que envolvam comunicação, liderança e criatividade são para mim! Gosto do frio da barriga de novos começos. A monotonia aborrece-me e a paciência não é propriamente o meu forte...

Continuar a ler

Contactos

Parceiros

×