O frio na barriga do regresso à escola!

O frio na barriga do regresso à escola!

Este texto não é para os Pais. Este texto é para todos os meninos que têm de voltar à escola (e às suas angústias).

Sei que voltar não é fácil… que apesar de terem saudades dos vossos amigos e das brincadeiras sem fim, voltar à rotina da leitura e escrita já começa a dar frio na barriga.

Agora respira fundo…

Prepara o teu material de forma organizada, identifica por cores cada disciplina, prepara bem o teu horário, coloca-o num local bem visível para que nunca te falte o material do dia.

Faz uma lista de tudo o que tem de ir dentro da tua mochila a cada dia e revê cada item, um a um!

Mantém sempre os teus cadernos bem organizados. Nós sabemos que folhas feias e amachucadas não dão vontade de ler.

O relógio é nosso amigo, tem de estar sempre presente. Mesmo para fazer os trabalhos de casa, nós sabemos que quando a coisa começa a demorar mais do que é devido, uma birra ou mau feitio vão querer aparecer nesta festa, e não precisamos de mais uma coisa a cansar-nos.

Cada vez que achares que vais ter medo de ser chamado para ler, faz um esforço para te lembrar do tanto que já melhoraste. Se não resultar pede aos pais para reunirem com a professora e serem eles a explicar como te sentes.

Se sentires pressão para aprender depressa a nova matéria, ter de lembrar a antiga e ainda ter que juntar tudo, não desistas. Organiza a matéria antiga primeiro, com imagens, resumos, cores e exemplos, voltar a ler a material nova, agora tenta juntar uma com a outra.

Lembra-te sempre que a função do professor é ensinar, se a tua dúvida não foi embora, questiona novamente. Se não o quiseres fazer em frente aos teus amigos, fala no fim da aula sozinho, ou pede aos pais para enviarem um recado ao professor.

Treina todos os dias a leitura e a escrita, mesmo nos dias mais difíceis, quanto mais lermos e escrevermos mais rápidos ficamos na leitura e na caça ao erro.

Repara, repetir uma coisa ou um exercício é o que nos faz ficar bom nessa mesma coisa.

Aprender é errar e acertar, e não há problema nenhum em errar… está tudo bem.

Conta aos pais sempre que estiveres angustiado com a escola, eles sabem sempre como ajudar, e se não souberem logo no momento, eles conseguem encontrar uma solução, afinal há sempre solução para tudo, é como as palavras no dicionário, há sempre palavras novas para aprender e até há umas que têm o mesmo significado e estão todas lá.

Cada um de nós tem o seu tempo e velocidade de aprender, cada um de nós gosta mais ou menos de alguma disciplina, é como nas brincadeiras, cada um tem a sua preferida!

Vamos ao novo ano lectivo?

Sara Lourenço Gomes

Terapeuta da Fala. Durante a minha licenciatura em terapia da fala percebi que afinal todas as dificuldades que tinha sentido na aprendizagem escolar tinham um nome. Talvez por isso seja tão estimulante e gratificante trabalhar e acompanhar o crescimento destas crianças no dia a dia.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Sobre

About Me
Determinada, entusiasta e enérgica gosto de sentir que crio valor. Desafios que envolvam comunicação, liderança e criatividade são para mim! Gosto do frio da barriga de novos começos. A monotonia aborrece-me e a paciência não é propriamente o meu forte...

Continuar a ler

Dislexia dia a dia

Contactos

Parceiros

×