Entrevista ao Dr. Nuno Lobo Antunes

Entrevista ao Dr. Nuno Lobo Antunes

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 1977,o Dr. Nuno Lobo Antunes fundou o PIN- Progresso Infantil onde dispõe de uma rede de mais de 90 especialistas e onde é director médico e coordenador das áreas de Neurodesenvolvimento e Neurologia.

Com um Curriculum Vitae brilhante, foi assistente hospitalar de Pediatria e coordenador da Unidade de Neuropediatria do Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Foi membro da Comissão de Neurologia do Children Oncology Group, consultor de Neurologia Pediátrica para o Departamento de Neurologia e Pediatria do Memorial Hospital for Cancer and Allied Diseases e para o Presbyterian Hospital, em Nova Iorque. Também nos EUA, foi professor auxiliar de Neurologia e Pediatria no Weill Cornell Medical College, pertencente à Universidade de Cornell.

Com uma enorme disponibilidade e simpatia o Dr. Nuno Lobo Antunes desmistifica nesta entrevista alguns temas relativos à dislexia, defice de atenção e autismo.

Define a dislexia como uma dificuldade na leitura e na escrita que não está relacionada com o QI da criança, e explica que embora o diagnóstico só possa estar concluído no final do segundo ano de escolaridade, uma criança com dificuldades de leitura no final do primeiro ano tem 80% de probabilidades de ser diagnosticado como disléxico, pelo que é importante uma intervenção precoce.

Nesta conversa tão interessante o Dr. Nuno Lobo Antunes fala-nos dos sinais da dislexia, da forma destas crianças poderem ser ajudadas, da dificuldade dos pais na aceitação de uma limitação do seu filho e respectivas consequências, assim como do papel da tecnologia, e das situações em que a medicação é inevitável.

Termina com uma explicação muito interessante sobre as áreas activas da leitura e da escrita do cérebro de um disléxico, que são diferentes do cérebro de alguém que não tem dislexia, o que retira toda a carga de culpa ou falta de esforço muitas vezes associadas às crianças disléxicas.

Obrigada Dr. Nuno Lobo Antunes pela forma tão clara e directa com que explicou estes temas de fundamento técnico complexo, numa linguagem tão acessível a todos nós.

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Artigos Relacionados

4 Comentários

    Avatar

    Frederico Lima

    18th Out 2020 - 14:58

    Obrigado pela partilha, Patrícia. Eu também acho que o amor faz milagres!

      Patrícia Teixeira de Abreu

      Patrícia Teixeira de Abreu

      20th Out 2020 - 21:14

      Também acho!Um beijinho Patrícia

    Avatar

    Rita

    19th Out 2020 - 9:30

    Olá Patrícia, as entrevistas são sempre muito interessantes! Muito obrigada

      Patrícia Teixeira de Abreu

      Patrícia Teixeira de Abreu

      20th Out 2020 - 21:12

      Obrigada Rita. Um beijinho Patrícia

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Sobre

About Me
Determinada, entusiasta e enérgica gosto de sentir que crio valor. Desafios que envolvam comunicação, liderança e criatividade são para mim! Gosto do frio da barriga de novos começos. A monotonia aborrece-me e a paciência não é propriamente o meu forte...

Continuar a ler

Dislexia dia a dia

Contactos

Parceiros

×