Um dia achei que devíamos desistir da Matemática. Não por falta de esforço ou capacidade mas simplesmente porque o nível de desgaste e de cansaço era desproporcional.Desde o início que é um karma. No blog estão 5 anos de posts sobre a Matemática e 1001 estratégias*
Fizemos problemas debaixo de uma cabana na sala, aprendeu a tabuada entre jogos de balão e saltos divertidos na piscina. Usámos os PIN y PONs para as contas, smarties para os conjuntos e intercepções, bolachas para os ângulos. Sei lá. Inventámos as coisas mais estranhas do mundo para aprender e o que é facto é que no meio da choradeira e da frustração das notas trouxemos alguma leveza às coisas. Mas foi desafiante e nunca mais me vou esquecer de umas férias “inteirinhas” de verão com os horríveis problemas atrás para que chegasse ao ano seguinte no nível mínimo.
Depois foi crescendo, e tudo se tornou mais sério. E eu tive (a dolorosa) consciência da minha incapacidade para a ajudar. Sou economista, devo alguns créditos à paciência e não tenho a calma suficiente para a ajudar com a Matemática. E foi aí que parei e pensei em desistir. Em economia falamos muito no custo de oportunidade, ou seja no que precisamos de perder de uma coisa para ganhar qualquer coisa de outra. E o custo de oportunidade era demasiado alto: ou seja o que perdíamos ao nível da nossa relação familiar(desgaste), não compensava o esforço e muito menos o resultado.
Um dia conheci a Cláudia numa conferência. A Cláudia contou-me o propósito de ter criado o centro de estudos “Ser Mais” e resolvi dar uma última oportunidade à Matemática. A Francisca começou a ter explicações individuais com a I. que é muito querida e que aos poucos lhe foi devolvendo a autoestima e num caminho de muita consistência e persistência foram trabalhando (muito) em conjunto. Passou quase um ano. A semana passada chegou a casa radiante com a nota (que não vou dizer aqui porque já estamos naquela fase que quer manter a privacidade, e eu respeito) e eu quase chorei – de alegria!
Queridos pais independentemente da solução que encontrarem não desistam. Mudem de estratégia as vezes que forem necessárias, procurem as ajudas que precisarem mas não desistam.
Estou a pensar fazer uns grupos de partilha, de conversa entre pais sobre este e outros temas. Interessa?
*basta pesquisar pela Etiqueta “Matemática”





![Mudança de vida [100% Dislexia] Mudança de vida [100% Dislexia]](https://dislexiadaybyday.com/wp-content/uploads/2026/06/3477fc0f-4e41-4a02-878f-a54e8024d6d0.jpeg)

















































![Dislexia passo a passo [para quem chegou agora] Dislexia passo a passo [para quem chegou agora]](https://dislexiadaybyday.com/wp-content/uploads/2023/12/90D5708A-CB7D-410A-BE1F-9B4F30966E7D-600x451.jpeg)

![[EXECUÇÃO] KIT PROFESSOR [EXECUÇÃO] KIT PROFESSOR](https://dislexiadaybyday.com/wp-content/uploads/2023/11/91064C17-6842-4B00-82BE-CF12DD516D1F-600x450.jpeg)
![KIT PROFESSOR [IMPORTANTE] KIT PROFESSOR [IMPORTANTE]](https://dislexiadaybyday.com/wp-content/uploads/2023/11/02196B35-C516-45CE-8663-C5A2DD101A13-scaled-600x450.jpeg)

![[Dislexia] Do som à compreensão [Dislexia] Do som à compreensão](https://dislexiadaybyday.com/wp-content/uploads/2023/09/677DA333-DEE6-4B52-B7C0-1E2920E3F8FE.jpeg)










































![Trabalhar a brincar na Páscoa [Repost] Trabalhar a brincar na Páscoa [Repost]](https://dislexiadaybyday.com/wp-content/uploads/2020/04/Páscoa-scaled-600x450.png)

























































































































































0 Comments