Entrevista a Isabel Stilwell

Entrevista a Isabel Stilwell

Isabel Stilwell é jornalista e escritora. Com início de carreira no Diário de Notícias aos 21 anos tem tido uma carreira de sucesso . Para além da criação e direcção da revista Pais&Filhos, foi directora da revista Notícias Magazine e do jornal Destak. É escritora não só de livros para crianças mas também de livros de ficção. Nos últimos anos escreveu 8 romances históricos sobre rainhas de Portugal com mais de 300.000 livros vendidos. O seu último livro D. Manuel I, o primeiro sobre um Rei,foi lançado o mês passado e é um sucesso de vendas.

Com uma simplicidade, franqueza e simpatia desconcertantes, Isabel, numa conversa informal, conta-nos como descobriu que era disléxica.

As dificuldades que sentiu na escola, os cadernos cheios de erros marcados a vermelho, a professora que via na dislexia a preguiça são alguns dos temas que refere sem filtros.

A importância do diagnóstico, e o facto de ter tido alguém que acreditou nela e que lhe disse que era capaz, foram dois factores decisivos no seu caminho.

Para além disso a conversa abordou outros temas:

  • A marca que a dislexia deixou na sua vida e a forma como a persistência a ajudou a andar para a frente. A máquina de escrever como grande ajuda para perceber o valor das letras, e escrever mais devagar.
  • A experiência como mãe de um filho disléxico, e as estratégias que seguiu para gerir a impaciência .Os momentos menos bons na gestão da dislexia do filho Francisco.
  • A dureza da dislexia na relação com os pais e a crença de que o adulto marcante na vida da criança disléxica não deve ser a mãe.

Por fim, acabei por ser surpreendida com a troca de papéis na entrevista e falei da nossa realidade e de como a dislexia também se pode tornar num projecto de família. Na verdade não há receitas únicas, nem perfeitas.Há um caminho que têm de ser feito pelas famílias e que difere de família para família e de criança para criança.

Obrigada Isabel por aceitar o desafio de contar a sua história sem filtros e com isso nos inspirar a acreditar no sucesso dos nossos filhos. Sempre!

Veja a entrevista aqui.

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Artigos Relacionados

Entrevista Cláudia Dias

Entrevista Cláudia Dias

Maio 15, 2020

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

×