Euros & Cêntimos

Euros & Cêntimos

Estávamos as duas aborrecidas num final de tarde de um destes dias chatos, cheios de trabalho extenuante, chuva e vento desagradável. Eu sei que em quarentena deveria ser irrelevante se está vento ou não está, mas no nosso caso não é, porque aproveitamos a varanda, e a varanda dá algum alento e sensação de liberdade.

Sentámos-nos as duas a olhar para o infinito em silêncio, eu a esvaziar a mente e ela a ver como introduzia o tema.

⁃ Mãe, eu queria um kidizoom.
⁃ What? – nem sabia o que era isso (é um relógio que tem jogos)
⁃ Mãe, eu podia pagar com o dinheiro do mealheiro.
⁃ Quanto dinheiro tens?
⁃ Não sei.
⁃ E porque é que não vais contar ?
⁃ Porque não sei contar cêntimos.

Abrimos o porquinho. Coitada da miúda, só tem moedas pequenas.

Montinhos de um euro. A regra é que os montinhos só podem ter moedas do mesmo valor e para as moedas pequenas fazemos montinhos de dez cêntimos que ficam um grupos que perfaçam um euro para facilitar a contagem.

Depois de fazermos os montinhos foi fácil perceber quantas moedas de 1 cêntimo são precisas para ter 10 cêntimos, e quantas de 10 cêntimos são precisas para ter 50 cêntimos e etc.

E a brincar fomos contando, e movemos montinhos de um lado para o outro, tudo organizado como se fossem peças de damas empilhadas.

Com a Francisca funciona tornarmos as coisas menos abstratas e mais reais. Tornar a informação numa experiência positiva. O facto de tocar, mexer e conseguir ter um exemplo ajuda a perceber.Adicionalmente a organização dos dados é importantíssima porque a ajuda a sistematizar. Depois é um “click” e não se esquece mais.

No dia seguinte escolhi um problema de matemática sobre euros e cêntimos. Foi infinitamente mais fácil.

PS – O dinheiro do mealheiro ainda não dá para o kidizoom, o que significa que vamos continuar a fazer contas nas próximas semanas para ver quanto falta para lá chegar.

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Sobre

About Me
Determinada, entusiasta e enérgica gosto de sentir que crio valor. Desafios que envolvam comunicação, liderança e criatividade são para mim! Gosto do frio da barriga de novos começos. A monotonia aborrece-me e a paciência não é propriamente o meu forte...

Continuar a ler

Dislexia dia a dia

Contactos

Parceiros

×