Quarentena – O Essencial – Semana #5

Quarentena – O Essencial – Semana #5

Ainda pensei que o melhor seria não escrever sobre esta semana para não desmotivar ninguém. Depois relembrei o meu compromisso comigo própria de que o blog fosse o diário dos dias bons e dos dias mais difíceis.

Voltaram as aulas, os “classrooms”, os “zooms”, os horários, as birras, as discussões. Tudo isto aliado a uma semana de trabalho muito intensa. Onde é que está o convite para o zoom? Que trabalhos têm de ser feitos? O que é que ela vai fazer entre a aula da manhã e a da tarde? Sinto a nossa vida desorganizada e que não consigo acompanhar estas constantes alterações que surgem de todo o lado.

Os dias tornaram-se intermináveis. Sinto-me com pouca paciência e um pouco perdida em como devo acompanhar a Francisca. Sinto a falta da terapeuta (que felizmente vai voltar on-line), e da tranquilidade que tínhamos dantes. Sinto que estamos sempre em desafio. E eu adoro desafios mas isto cansa.Sufoca.

Não foi preciso dizer nada. Porque a Maria e a Madalena deram-me o espaço que eu precisava. Uma geria o classroom e os links do zoom e outra os trabalhos a fazer. Usámos as “ Canções da Maria” para decorar os planetas. As roupas e os acessórios de inglês também ficaram finalmente sabidos.Juntámos fichas de português, matemática e estudo do meio para consolidar a matéria, que eu corrigi com nota e tudo.

Foram grandes estas manas que se encheram de paciência e ajudaram tanto. Tenho um orgulho imenso nestas miúdas.

Este afastamento permitiu-me clarificar ideias e aplicar o famoso “Princípio de Pareto” (20% das tarefas representam 80% do resultado). Deixei conscientemente cair algumas coisas. Não fizemos os trabalhos de expressão plástica, nem as experiências de estudo do meio, nem o trabalho de música. Tenho noção que não é o ideal, mas é o possível por enquanto. Sem desprimor destas disciplinas, que são tão importantes em situação normal, agora estou muito mais preocupada em que aprenda o básico e que não percamos o trabalho de consolidação tão necessário.

Nesta fase temos de nos focar no essencial. Precisamos de ter consciência que fazer o nosso melhor não é fazer tudo. Porque honestamente ninguém aguenta. Os pais estão em teletrabalho (e trabalham mais do que nunca) e os professores (que também são pais) estão em teletrabalho e os miúdos estão em telescola. É “tele” a mais para toda a gente.

A história de uma quarentena:
Quarentena – Semana #1
Quarentena – Semana #2
Quarentena – Semana #3
Quarentena – Semana #4

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Artigos Relacionados

Manual para professores

Manual para professores

Junho 25, 2025
Matemática

Matemática

Junho 25, 2025

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Sobre

About Me
Determinada, entusiasta e enérgica gosto de sentir que crio valor. Desafios que envolvam comunicação, liderança e criatividade são para mim! Gosto do frio da barriga de novos começos. A monotonia aborrece-me e a paciência não é propriamente o meu forte...

Continuar a ler

Dislexia dia a dia

Contactos

Instagram

Parceiros

×