Trabalhos de Páscoa…

Trabalhos de Páscoa…

Nestas férias entre o sistema reprodutor de ciências e o 25 de abril a história, o foco da Francisca foi preparar uma venda para a família de pulseiras, bolachinhas de manteiga e coelhinhos da Páscoa com desafios.

Trabalho de equipa com os primos, com muito entusiasmo e claro muita discussão à mistura. Foram horas a preparar estes coelhinhos nos dias em que estivemos em casa ela de férias,eu a trabalhar e as manas longe.

Acabou cansada mas orgulhosa. E eu pensei “ estes miúdos são mesmo giros, porque têm uma criatividade incrível e uma capacidade de trabalho fenomenal”.

E ontem era o dia de fazer as bolachas (o que é bom para ela porque seguir receitas trabalha a atenção) . Para a Francisca enquanto disléxica com déficit de atenção, as receitas são um problema. Ou salta linhas, ou troca a quantidade dos ingredientes, ou se esquece de qualquer coisa. Seguir uma receita requer um esforço de atenção gigante, por isso é um bom treino.

E eu depois de um dia fantástico no melhor sítio do mundo, tinha tudo menos vontade de tomar conta do forno para não queimar as bolachas, pelo que tentei sem sucesso a compra de bolachas patrocinada por mim. Não resultou e ainda recebi uma mensagem ofendida “ eu estudei tudo, esforcei -me imenso, não reclamei, deixo sempre tudo arrumado, a avó deixa, só falta tu tratares do forno”. Senti-me uma egoísta, e pronto lá fui. Bolachas feitas, sem erros nos ingredientes e treino da atenção feito por hoje!

Ps- No meio desta história toda ainda houve tempo para negociar o modelo de negócio com os primos. E não se estavam a entender pelo que foi necessário intervir. E foi giro desafiar os miúdos a pensar numa lógica Win-win. Se querem ganhar mais têm de trabalhar em equipa, se for cada um por si podem ganhar tudo ou não ganhar nada. Se juntarem os coelhinhos da Francisca, as pulseiras da Maria e as bolachas das duas e dividirem o lucro vai ser melhor do que a competição entre todos. Falta isto nas escolas!

Ps2- Isto fez-me lembrar um post sobre uma “mini-empresa” que a Madalena criou há uns anos atrás com 13 anos. https://dislexiadaybyday.com/day-by-day/e-pronto-criou-uma-mini-empresa/

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Sobre

About Me
Determinada, entusiasta e enérgica gosto de sentir que crio valor. Desafios que envolvam comunicação, liderança e criatividade são para mim! Gosto do frio da barriga de novos começos. A monotonia aborrece-me e a paciência não é propriamente o meu forte...

Continuar a ler

Dislexia dia a dia

Contactos

Instagram

Parceiros

×