Prémio de Empenho

Prémio de Empenho

Cheguei há 2 semanas de umas férias ótimas, mas a vida tira-nos o tapete muitas vezes de forma inesperada e tenho estado mais ausente com outros temas prioritários para gerir. Ausente mas não esquecida.

Esta semana fui à escola, assinar o RTP.
E na reunião com a DT depois de falarmos do ano mega desafiante, do cansaço enorme da Francisca, da necessidade de férias para as duas, a professora disse-me que ia receber o “Prémio de Empenho”.

Apesar do ano duríssimo, as notas foram ótimas. Só teve 2 três e o resto quatros e cincos. Quando cheguei a casa e lhe contei que os professores lhe tinham atribuído o “Prémio de Empenho” chorámos as duas de emoção. Num misto de alegria, surpresa, e cansaço. Na verdade não estamos muito habituadas a ver o esforço reconhecido. Foi um ano tão tão difícil. É tão mas tão merecido! Parabéns querida Francisca e obrigada aos professores pelo reconhecimento pelo enorme esforço que foi feito. Não imaginam como este prémio nos enche a coração,

Queridas escolas, claro que os rankings são importantes, mas estamos a formar pessoas para o mercado de trabalho e para a vida.Tão importante como os resultados é a capacidade de resiliência de lidar com a frustração, de nos reinventarmos quando falhamos vezes sem conta, de pensarmos diferente, de procurarmos soluções em vez de nos agarrarmos aos problemas, de inovarmos sem medo porque a falha faz parte do caminho.

Mais do que os resultados, precisamos de premiar o esforço. Estes miúdos (e todos os outros) que dão tudo, e nem sempre conseguem, merecem.❤️

PS- A fotografia é para me relembrar de trazer um bocadinho da tranquilidade das férias para o dia a dia, porque no meio da confusão também precisamos de encontrar a nossa paz.

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Artigos Relacionados

Manual para professores

Manual para professores

Junho 25, 2025
Matemática

Matemática

Junho 25, 2025

2 Comentários

    Avatar

    Ricardo Silva

    28th Ago 2023 - 20:35

    Olá. Somos País de um menino de 7 anos ( O Henrique ) muito brincalhão e divertido sempre pronto para um boa brincadeira, mas a leitura e a escrita, muitas dificuldades. Ainda não conseguimos que tenha aquela motivação. Para despiste desde otorrino a oftalmologista e no final uma pediatra do desenvolvimento fala que o Henrique afinal pode ter dislexia. Um verdadeira “bomba” para mim e para a mãe. Aquela sensação de perdido no meio do “oceano” das emoções. Este seu blog está a ser como um bálsamo. Obrigado.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Sobre

About Me
Determinada, entusiasta e enérgica gosto de sentir que crio valor. Desafios que envolvam comunicação, liderança e criatividade são para mim! Gosto do frio da barriga de novos começos. A monotonia aborrece-me e a paciência não é propriamente o meu forte...

Continuar a ler

Dislexia dia a dia

Contactos

Instagram

Parceiros

×