Os superpoderes dos professores!

Os superpoderes dos professores!

Queridos professores,
Acho que isto faz tanto mas tanto sentido que transcrevo aqui os resultados de um estudo de Harvard sobre a importância do professor e do seu superpoder na motivação dos seus alunos. Sem isso é tudo infinitamente mais difícil…

“O estudo destinava-se a descobrir o que acontecia com os alunos quando os professores acreditavam que eles tinham alto potencial. Rosenthal seleccionou aleatoriamente 20% dos alunos em cada classe,a serem considerados com maior potencial, enquanto os demais 80% eram o grupo de controlo. Os escolhidos não eram mais inteligentes – a diferença estava na cabeça do professor.

….alguns alunos rotulados aleatoriamente como promissores conseguiram mais de 50% em ganhos de inteligência num único ano. Porquê? As crenças dos professores criam profecias autorealizáveis . Quando acreditavam que os alunos eram promissores, os professores criavam altas expectativas de sucesso. Em consequência, adotavam comportamentos mais apoiantes que reforçavam a confiança dos alunos e aceleravam à aprendizagem e desenvolvimento. Os professores comunicavam mais calorosamente com os alunos atribuíam-lhes tarefas mais desafiantes, faziam perguntas com mais frequência e davam-lhes mais feedback.

Muitas experiências replicaram esses efeitos, demonstrando que as expectativas dos professores são especialmente importantes para melhorar as notas das pontuações nos testes de inteligência de alunos com baixo desempenho e de membros de grupos minoritários e estigmatizados.

Numa análise abrangente das evidências, os psicólogos Lee Judson e Ken Harber concluíram “ as profecias autorrealizaveis nas salas de aula são reais”

In “Dar e receber” – Adam Grant

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

×