O fundador do IKEA & Dislexia

O fundador do IKEA & Dislexia

No escuro do meu quarto, num dia de férias, algures longe de casa tivemos uma conversa sobre o fundador do IKEA.

Ingvar Kamprad era disléxico e criou o seu negócio aos 17 anos.Resolveu dar nomes de bonitas cidades suecas aos seus móveis para contornar a sua dificuldade de memorização e “inventou” as instruções sem texto e só com imagens.

Acabei a conversa explicando que 40% dos milionários são disléxicos. Portanto é a forma como vemos a diferença que condiciona o nosso sucesso. “Sim Francisca, porque eu sei que agora o que mais querias era ser igual aos outros miúdos. É normal, mas já pensaste que é precisamente essa forma de pensar diferente que te permite arranjar soluções inovadoras? ( ver: Ser diferente). Eu gosto que sejas disléxica. Tenho imenso em orgulho em ti miúda!”

Ficou em silêncio. Passado um bocado:

⁃ Mãe, estás a dormir?
⁃ Não.
⁃ Eu adoro-te mãe.Sabes,tu nunca desistes de mim.
⁃ Claro que não. Uma mãe nunca desiste dos filhos.
⁃ Mãe, tu podes ficar zangada com as minhas birras. Mas tu não desistes. Eu gosto tanto de sentir isso Mãe.
Depois, em jeito de compensação disse:
⁃ Mas não te preocupes que eu também nunca vou desistir de ti, Mãe. Eu juro que nunca te vou pôr num lar quando fores velhinha.
Adorei. Está feito! (o lar é um trauma que eu tenho)

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Sobre

About Me
Determinada, entusiasta e enérgica gosto de sentir que crio valor. Desafios que envolvam comunicação, liderança e criatividade são para mim! Gosto do frio da barriga de novos começos. A monotonia aborrece-me e a paciência não é propriamente o meu forte...

Continuar a ler

Contactos

Parceiros

×