Conversas com a Francisca – Ep.3

Conversas com a Francisca – Ep.3

E se falarmos de dislexia entre crianças?
E se em vez de ser a Maria a conduzir a entrevista dermos voz a uma criança?
Foi isso que fizemos neste episódio de “Conversas com a Francisca”.

O Tiago tem 10 anos, não é disléxico, e tem curiosidade em perceber o que é a dislexia. Afinal uma amiga da escola disse-lhe para ela ler era como ter uma sopa de letras na cabeça e ir retirando as letras aos poucos e construindo as palavras. Será que é mesmo assim?

E como é que te sentes Francisca quando recebes os testes? Ficas triste com os teus amigos? Porquê que não tens notas excelentes se estudas todos os dias? Porquê que tens de trabalhar mais do que os outros? Mas afinal o que é a dislexia? Como é que nós, que não somos disléxicos, vos podemos ajudar na escola? – Estas foram algumas perguntas que o Tiago preparou para fazer à Francisca.

O T. é o meu primeiro “dyslexia influencer” criança,  e no fim desta entrevista disse-me que vai levar o Projecto Escolas – a Dislexia em Banda Desenhada para crianças à directora de turma. Adorei!

Para verem a entrevista basta carregarem aqui : Conversas com a Francisca – Ep3 

PS-  A melhor ajuda que as crianças disléxicas podem ter na escola, é terem amigos que lhes “dêem a  mão” e  que sejam compreensivos e pacientes quando chega a vez deles de lerem  o texto em frente à turma, a tremer por dentro, travando uma corajosa luta com as palavras que teimam em misturarem-se na sua cabeça. Contamos convosco para mostrarem o video aos vossos filhos?

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Artigos Relacionados

Déficit de atenção

Déficit de atenção

Março 20, 2023
Dias pouco cor-de-rosa

Dias pouco cor-de-rosa

Março 14, 2023

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

×