
Projecto Escolas: A dislexia em Banda Desenhada para crianças!
- Dezembro 13, 2020
- por
- Patrícia Teixeira de Abreu
Este ano fiz uma formação em Design Thinking. O Design Thinking é uma metodologia de gestão de projectos completamente “fora da caixa”, muito criativa e muito ligada à experimentação. Essa formação tinha vários desafios e um deles era fazer um storytelling. Podia ser fora do contexto profissional e eu escolhi a dislexia.
Decidi explicar em banda desenhada a miúdos e graúdos o que é a dislexia e o que sente uma criança disléxica. Correu bem, ganhei o desafio e a Fidelidade ( que é a empresa onde trabalho) resolveu ajudar-me a tornar a ilustração mais profissional (eu com zero jeito para desenho tinha ido buscar as imagens para ilustrar a minha história à internet). A ideia inicial era prepararmos um suporte digital para sensibilizar para a dislexia na intranet da Fidelidade no âmbito da responsabilidade social.
Mas de repente, no meio do processo criativo, tive outra ideia. Confesso que este processo criativo às vezes é preocupante, porque a necessidade que tenho em estar sempre a inventar estratégias diferentes para ensinar a Francisca treinou a minha mente para estar sempre a ligar pontos. Isso faz com que, como dizem as minhas filhas, esteja sempre a inventar, o que digamos que acaba por ser bom por um lado, mas por outro extremamente cansativo.
Quando vi os desenhos tão giros da minha história pensei : “ Giro, giro era fazermos uns individuais para os tabuleiros dos miúdos nas escolas”. E pensei nisso porque se nós adultos não sabemos o que é a dislexia (achamos que é uma simples troca de letras) muito menos sabem as crianças. E isso ainda dificulta mais a aprendizagem das crianças disléxicas que são muitas vezes vítimas de bullying.
E daqui que surgiram os individuais com a história da dislexia para disponibilizar às escolas, seja para as cantinas, seja para uma acção em aula com o objectivo de sensibilizar as crianças, juntamente com a carta “ Carta de uma criança disléxica ao seu melhor amigo” – que explica numa linguagem adaptada a crianças o que é a dislexia.
Os individuais podem ser coloridos ou para colorir para acções diversas em sala de aula.
Não podemos chegar a todas as escolas, mas podemos chegar a algumas, e eu agradeço de coração à Fidelidade pela enorme ajuda que me deu na concretização desta ideia, e pela disponibilidade para de forma gratuita fazer chegar os individuais às escolas interessadas ( sujeito obviamente às quantidades existentes)
Para isso basta preencher o formulário aqui para que eu possa contactar os directores das escolas e enviar-lhes um novo questionário para aferir o número de individuais necessários.
Na Fidelidade dizemos #paraqueavidanaopare e eu acrescento #para que a aprendizagem destas crianças não pare…
Em nome de todas as crianças disléxicas, muito obrigada pela vossa ajuda na dinamização deste projecto.
12 Comentários
Rita
13th Dez 2020 - 16:17Excelente ideia!
Patrícia Teixeira de Abreu
14th Dez 2020 - 8:51Obrigada Rita!
Obrigada a todos pelas mensagens, emails e inscrições. Responderei o mais rapidamente possível.
Patrícia
Ana Cristina Almeida R N Barata
13th Dez 2020 - 18:58Que alegria saber que há quem tenha ajudas para partilhar sonhos e chegar a mais pessoas com algumas verdades!!!
Patrícia Teixeira de Abreu
14th Dez 2020 - 8:49Obrigada Ana! Um beijinho
Carminho
29th Dez 2020 - 0:48O meu coração deu pulos, que ideia maravilhosa!!!
Patrícia Teixeira de Abreu
30th Dez 2020 - 14:43É tão bom o seu feedback! Muito Obrigada!
um beijinho
Patrícia
HELENA Serra
30th Dez 2020 - 6:52Ideia muito feliz! Vamos dar a nossa melhor colaboração!
Patrícia Teixeira de Abreu
30th Dez 2020 - 14:41Muito Obrigada Dra. Helena Serra!
Tenho a certeza que será uma enorme ajuda.
Um beijinho
Patrícia
Maria Rosário vergueiro
30th Dez 2020 - 13:23Muitos parabéns pela iniciativa
Patrícia Teixeira de Abreu
30th Dez 2020 - 14:39Muito Obrigada! Um beijinho Patrícia
Susana
8th Set 2023 - 23:51Estou a ler o seu livro e tem sido um grande apoio neste momento difícil de detecção e diagnóstico de dislexia no meu filho. Fico maravilhada com as suas ideias e formas de ajudar a sua filha e de os partilhar com os outros pais. Muito obrigada do fundo do coração…
Patrícia Teixeira de Abreu
9th Set 2023 - 8:34Olá Susana, muito obrigada pelo feesback! Que bom que ajuda! Um beijinho
Patrícia e Francisca