
Férias
- Julho 18, 2025
- por
- Sara Lourenço Gomes
Chegaram as férias
Com a chegada das férias, chega a angústia dos pais, mas então eles vão parar três meses? Vão esquecer tudo!
Calma…
As crianças com dislexia já enfrentam muitos desafios. É por isso que precisam parar e descansar.
O cérebro delas trabalhou o dobro para decifrar letras, ligar sons e dar sentido ao texto. Se não tiverem uma merecida pausa, vão ficar ainda mais cansadas e frustradas.
Parar é fundamental. Duas semanas para recuperarem a energia e aproveitarem as férias em família.
Também é essencial que leiam sem pressão, só por prazer!
Nada de cobranças. Podem começar por bandas desenhadas. São ótimas porque têm imagens que ajudam a entender a história e menos texto para sobrecarregar. E existem muitos autores portugueses com textos fantásticos. Coleções infantis e juvenis que lhes ativam a imaginação.
Após as duas semanas de férias, vamos voltar à rotina de treino. Utilizem um relógio para marcar períodos curtos, como 10 ou 15 minutos, seguidos de pausas. Isso evita que se cansem demais e mantêm o rendimento alto.
O mais importante é respeitar o ritmo de cada criança. A leitura e a escrita devem ser experiências positivas, não um motivo de stress. Assim, elas ganham confiança e continuam a avançar.
Adequem a hora de treino a um horário compatível com a energia da criança. Se rendem mais de manhã, vamos aproveitar o silêncio da casa. Nada de treino enquanto os irmãos estão aos pulos ou pedirem para treinar após um dia de mergulhos!
Ninguém melhor do que os pais para entenderem com que energia estão as crianças.
Toalha ao ombro, protetor solar e um livro para animar! Boas férias.
Sara Lourenço Gomes