Resultados do PASSATEMPO ESCOLAS 2022 – A diferença faz o génio!

Resultados do PASSATEMPO ESCOLAS 2022 – A diferença faz o génio!

Depois de, no ano passado, chegarmos a mais de 30.000 crianças com a disponibilização gratuita de bandas desenhadas sobre dislexia para as escolas, este ano inovámos! Fizemos um passatempo para as escolas com o objetivo de sensibilizar as crianças para a dislexia. Nunca tínhamos feito nada do género e confesso que estava um bocado apreensiva, mas quando pessoas e empresas se juntam, quando pais colaboram e quando os professores dão o seu melhor podem acontecer coisas mesmo giras!

O desafio que lançámos às escolas foi este: fazerem um trabalho sobre dislexia onde a criatividade era a palavra-chave. Recebemos dezenas de trabalhos e foi muito difícil escolher, porque os trabalhos estão espetaculares!

Deixamos aqui o vídeo da Francisca com os vencedores: https://youtu.be/wF36jojs4ag

O júri, constituído pela Ana Marques – CEO da Milenar – Agência de Media de Influência e da IPSIS – agência de comunicação, pela Sara Lourenço Gomes – terapeuta da fala e pela Francisca – criança de 11 anos disléxica – escolheu os seguintes trabalhos, como vencedores:

• 1º e 2º ano – Escola Básica do Mato 2º MB – Aveiro
• 3º e 4º ano – Escola Avé Maria 4º A – Lisboa
• 5º e 6º ano – Escola Básica e Secundária Quinta das Flores 6º C- Coimbra

Cada uma das crianças das turmas vencedoras recebe o livro “Dislexia dia a dia”, com o apoio da Fidelidade e um brinquedo, com o apoio da Auchan.

As escolas vencedoras têm à sua disposição um workshop* para professores sobre dislexia, dinamizado pelo PIN; um workshop** para os pais, dinamizado pela terapeuta da fala Sara Lourenço Gomes e uma sessão de acompanhamento educacional para EMAEI, dinamizado pelo PIN.

Os professores das turmas vencedoras recebem o livro “Dislexia dia a dia” – apoio Fidelidade e o livro “Sentidos: o grande livro das perturbações do desenvolvimento e do comportamento” do autor Nuno Lobo Antunes – apoio PIN e estarão naturalmente convidados para assistir aos workshops disponibilizados às escolas vencedoras.

Muito obrigada a todas as pessoas e empresas que tornaram isto possível!

Obrigada, também a todos os pais, terapeutas e psicólogos que levaram o projeto às escolas e, fundamentalmente muito obrigada a todos os professores e a todas as crianças que fizeram trabalhos fantásticos que nos encheram o ❤️.
Nos próximos dias vamos divulgar os trabalhos!

Que chegue 2023 cheio de coisas boas! Bom ano!

*O workshop irá incidir nos seguintes módulos: (i) definição; (ii) sinais de alerta; (iii) abordagens
pedagógicas recomendadas; (iv) adaptações na avaliação; (v) medidas.

**O workshop irá incidir nos seguintes módulos:
(i)Sinais de alerta; (ii)Intervenção terapêutica; (iii) O trabalho de equipa entre terapeuta/escola e família; (iv) Estratégias para o dia a dia.

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Artigos Relacionados

O meu lugar feliz!

O meu lugar feliz!

Janeiro 27, 2023
Varinha mágica!

Varinha mágica!

Janeiro 16, 2023
Ciências em desespero…

Ciências em desespero…

Janeiro 15, 2023

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Sobre

About Me
Determinada, entusiasta e enérgica gosto de sentir que crio valor. Desafios que envolvam comunicação, liderança e criatividade são para mim! Gosto do frio da barriga de novos começos. A monotonia aborrece-me e a paciência não é propriamente o meu forte...

Continuar a ler

Dislexia dia a dia

Contactos

Parceiros

×