Quarentena – Aulas online & Comparações – Semana #6

Quarentena – Aulas online & Comparações – Semana #6

As miúdas juntaram-se e compraram um “ukelele”- chegou esta semana. Foram à internet e começaram a ver vídeos para aprenderem a tocar. É claro que a Francisca não quis ficar atrás e portanto lá esteve a contar o dinheiro do mealheiro para entregar às manas a sua participação. Ora, retirando as discussões com o tempo que cada uma tem o “ukelele”, isso até deu um “mood” quase meio “hippie” à semana,o que desanuviou o ambiente, e permitiu umas boas gargalhadas.

Já estamos mais organizadas no zoom e no classroom. Ao menos já fica tudo no calendário do Google o que já é uma boa ajuda. Diminuiu o nosso nível de cansaço mesmo aumentando o número de aulas. As aulas correm bem, são bem organizadas, seguem regras bem definidas e permitem aprendizagem.

Estas aulas mostraram-me uma nova realidade,a diferença entre a velocidade da Francisca e a dos colegas em sala de aula.Confesso que me apanhou de surpresa pelo simples facto de não estar habituada a assistir à dinâmica em sala de aula.

Os miúdos liam como se já lessem há anos. Custou-me esse confronto com a realidade. Na verdade, é algo que sempre evitei com crianças da mesma idade porque me destabiliza, e me activa novamente o medo. Não deixa de ser egoísta da minha parte, porque a Francisca lida com isto todos os dias. A minha primeira reacção foi a comparação, a aflição e a angústia.

Depois observei-a:calma, tranquila e atenta. A desligar de vez em quando. Outras vezes aborrecida e cansada.

Senti imenso orgulho. Orgulho de não se atrapalhar por demorar o seu tempo. Orgulho por relativizar quando no exercício que estavam a fazer errou mais do que os outros. Orgulho por sentir que apesar da diferença na velocidade de leitura ou na execução das tarefas se sente bem e enquadrada.

Aprendi uma coisa importantíssima esta semana: a Francisca terá sempre um tempo diferente, e terá sempre de lutar por esse tempo. A calma é o fundamental para atingir os resultados e a auto-estima será sempre o seu motor.

Entre as aulas, o som do música do “ukelele”, e os trabalhos fez este desenho para um concurso na minha empresa cujo tema é “Vai correr tudo bem”. Eu adorei a simplicidade, a alegria e a criatividade, e sorri quando vi que o tema que escolheu foi a escola. É bom sinal.

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Artigos Relacionados

Manual para professores

Manual para professores

Junho 25, 2025
Matemática

Matemática

Junho 25, 2025

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Sobre

About Me
Determinada, entusiasta e enérgica gosto de sentir que crio valor. Desafios que envolvam comunicação, liderança e criatividade são para mim! Gosto do frio da barriga de novos começos. A monotonia aborrece-me e a paciência não é propriamente o meu forte...

Continuar a ler

Dislexia dia a dia

Contactos

Instagram

Parceiros

×