
Notas e desilusões
- Fevereiro 05, 2023
- por
- Patrícia Teixeira de Abreu
Esta semana saíram as notas. Chegaram por e-mail no meio de um dia atribulado. E ela estava tão ansiosa que eu vi rapidamente deixei-a tirar uma fotografia e entrei na minha reunião seguinte sem pensar mais no tema.
Quando desliguei vi uma lágrima gorda de decepção de um 3 que gostava que fosse um 4. Na verdade o 3 foi justo, mas o empenho e trabalho foi tanto que ela estava focada no 4. Partiu-me o coração, não a nota mas o cansaço o esforço permanente e a solidão.
Parei. Abracei-a. E pensei que o esforço permanente cansa. Desanima. É injusto.
Esta semana também foi uma semana difícil para mim. E a Francisca tem a capacidade imediata de me ler. E disse-me: “Tu não estás só cansada. Estás triste. Não vale a pena dizeres que não, que eu sou a tua filha dos sentimentos”. E é. E isso é giro, porque é uma das capacidades inatas destas crianças disléxicas: a empatia.
Moral da história: o esforço tem de ser sempre doseado. Na dislexia e na vida.Por isso nesta semana de férias (para ela) não houve trabalhos nem estudos, houve playmobils espalhados na sala, trabalhos manuais e primos ao fim de semana!
Já estamos revigoradas para uma nova semana.Esperamos que venha cheia de coisas boas com mais um passo na preparação da nossa festa dos 3 anos do blog!❤️