Leitura tecnológica!

Leitura tecnológica!

Ontem foi o dia Internacional do Livro infantil.

Adoro ler, e incuti esse hábito nas minhas filhas. Há momentos em que estamos as 4 a ler. Sim as 4.

Os disléxicos têm uma relação agridoce com os livros (muitas vezes mais agri que doce), mas a Francisca já leu um livro de 220 páginas e já vai no segundo. Começámos devagarinho a criar momentos de leitura em família, e ela não queria ficar de fora. Um dia disse-me ” Mãe podes-me comprar o Diário de um Banana?”. Confesso que nem liguei. Temos centenas de livros cá em casa, por isso  pensei que fosse mais das suas “pedinchices”. Mas o assunto tornou-se recorrente e acabei por comprar. E ela começou a ler devagarinho, e a contar-me a história todas as noites.

Há uns dias a a Clara Gomes contactou-me  para a Francisca experimentar a aplicação para o telemóvel que desenvolveu com o João Hugo Cardoso (APP Speed Reading), que permite treinar a leitura e medir a velocidade da mesma. Eu aceitei de imediato o desafio,  porque interessam-me formas alternativas de treinar a Francisca  que lhe permitam aprender e reter a informação de forma lúdica.

A App Speed Reading é uma aplicação para o telemóvel que tem dentro da própria aplicação textos que podem ser lidos como se estivéssemos a jogar um jogo.

Experimentámos. Carregámos no “iniciar”, ela começou a ler e a aplicação contou as palavras por minuto. Fizemos as duas, relemos várias vezes e divertimos-nos a trabalhar. No dia seguinte fizemos de outra forma. Lemos o texto do livro da escola e a aplicação escreveu o que lemos e contou a palavras por minuto. Ela achou o máximo. A ideia da app é que façam treinos semanais e aumentem a velocidade de leitura. Achei que seria uma ferramenta a explorar.Na página da Capicua  encontram uma explicação mais técnica.

Para nós é mais uma alternativa a considerar. Ela ficou radiante quando me ganhou, e combinámos a desforra para o dia seguinte.

Este é um espaço de partilha. A partilha das vossas experiências com crianças disléxicas será sempre muito bem vinda, e pode ser uma solução para outra criança. Fica aqui o desafio. Todos ganhamos.

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Artigos Relacionados

Manual para professores

Manual para professores

Junho 25, 2025
Matemática

Matemática

Junho 25, 2025

6 Comentários

    Avatar

    Belisa Matos

    3rd Abr 2020 - 14:43

    Olá Patricia

    Sou mãe do Pedro com 8 anos e dislexia. Temos uma amiga em comum, a Sandra, e já ouvia falar de si e da Francisca antes de nascer o blog. Só queria dizer-lhe que me revejo em todos os seus artigos. Quando o meu filho mais velho os lê diz-me : Mãe, parece que és tu a escrever o teu dia a dia.
    Também eu passo por todos os bons e maus momentos e também nós arranjamos forma de nos organizarmos. O meu filho mais velho faz quase sempre o jantar para que possa estudar todos os dias com o Pedro e começou com 13 anos…
    Gosto muito do blog. Tenho muita dificuldade em encontrar formas alternativas para ensinar o Pedro a fixar os conteúdos.
    “Masculino é parecido com músculos e os homens têm mais músculos. ”
    Este tipo de mnemónicas ajuda os nossos filhos mas são difíceis de encontrar. Como poderíamos criar um espaço mais imediato para as partilharmos uns com os outros?
    Deixo o desafio! Sei que já o fez no seu blog…
    Um grupo de pais no Facebook também não parece solução porque as pessoas acabam por ir colocando outro tipo de informação e depois o acesso acaba por não ser rápido…
    Um beijinho grande e a certeza de que não está sozinha nesta longa caminhada.
    Estou ao seu dispor para aquilo que precisar.
    Belisa Matos

      Patrícia Teixeira de Abreu

      Patrícia Teixeira de Abreu

      4th Abr 2020 - 22:12

      Olá Belisa,
      É tão tão bom sentirmos que não estamos sozinhos. Fico muito contente que se identifique com o blog. E tem toda a razão, às vezes falta imaginação para tanta mnemónica. Uma ideia seria juntar num texto do blog as mnemónicas que todos usamos.Vou lançar esse desafio no blog, e pensar numa forma mais interactiva.Também vou desafiar a Sandra para nos encontrarmos depois desta fase difícil:) Um beijinho Patrícia

    Avatar

    Catarina Branco

    3rd Abr 2020 - 15:52

    Boa tarde,
    Desde já, parabéns pela sua página! A App Speed Reading pareceu-me uma excelente ferramenta, mas não encontro. Pode facultar-me, se faz favor? Muito obrigada.

    Avatar

    Maria Mendes

    10th Jan 2022 - 0:59

    Estou agora a tomar conhecimento desta app. Vou inscrever-me na formação. Toda a ajuda é bem-vinda.

      Patrícia Teixeira de Abreu

      Patrícia Teixeira de Abreu

      25th Jun 2022 - 18:09

      Que bom Joyce! Depois diga como correu! Beijinhos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Sobre

About Me
Determinada, entusiasta e enérgica gosto de sentir que crio valor. Desafios que envolvam comunicação, liderança e criatividade são para mim! Gosto do frio da barriga de novos começos. A monotonia aborrece-me e a paciência não é propriamente o meu forte...

Continuar a ler

Dislexia dia a dia

Contactos

Instagram

Parceiros

×