Férias – daquelas à seria!

Férias – daquelas à seria!

Tivemos a terapeuta a semana passada e ficámos radiantes. Ficarmos radiantes na terapia digamos que é uma coisa rara. Nada contra a terapia (antes pelo contrário), mas daí a termos uma explosão de felicidade vai um grande passo.

Já estávamos as duas no “mood” trabalho, quando o tema da sessão foi: “ Vamos preparar o trabalho para as férias.”

Comecei a escrever, o melhor é escrever tudo,que com tantos desafios às vezes também eu faço concorrência à “Dóris”.

O trabalho de férias tem que se lhe diga: Às segundas rever o inglês e escrever o vocabulário, às terças interpretação de texto e leitura, às quartas problemas de matemática, cálculo mental, às quintas …ninguém refilou. Já estamos habituadas. Mas de repente a terapeuta disse: “ Francisca podes escolher nas férias 15 dias sem trabalhar “. Ela nem estava a acreditar. “ 15 dias, eu? Mas está a falar a sério?” , “Sim e não trabalhas ao fim de semana”, “ Todos??? Eu não tenho de trabalhar ao fim de semana?Nenhum fim de semana? Nada? Zero mesmo?” Felicidade total. Dela e minha. Nem estávamos a acreditar. Só de imaginar 15 dias de férias, mas férias mesmo é uma alegria que nem consigo bem descrever. Negociámos logo os dias do Algarve! Feito.

Depois de mais de um ano e meio de trabalho diário, vamos ser francas: Era mais que merecido. Vamos aproveitar cada minuto! Venham mais surpresas destas que o melhor da vida são mesmo os momentos inesperados!

PS- É claro que, mesmo não fazendo trabalhos é importante estimular a leitura, seja ela de que forma for: livros, lista de compras do Supermercado, emails das amigas, mensagens das manas com emojis à mistura etc. Uma ideia que resultou connosco, foi vermos um filme para crianças  com legendas, as  duas em “modo descontracção” no sofá. Ela lia umas legendas, eu lia outras e às vezes parávamos a imagem para ler com calma. Sentiu-se super crescida por ter conseguido ler algumas legendas sozinha, e ao mesmo tempo associámos a leitura a uma experiência positiva.

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Artigos Relacionados

Manual para professores

Manual para professores

Junho 25, 2025
Matemática

Matemática

Junho 25, 2025

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Sobre

About Me
Determinada, entusiasta e enérgica gosto de sentir que crio valor. Desafios que envolvam comunicação, liderança e criatividade são para mim! Gosto do frio da barriga de novos começos. A monotonia aborrece-me e a paciência não é propriamente o meu forte...

Continuar a ler

Dislexia dia a dia

Contactos

Instagram

Parceiros

×