Compromisso

Compromisso

Estamos quase de férias e este foi um ano infinito. A terapeuta da Francisca deu-nos 15 dias de férias sem fichas, nem problemas ou matéria para rever. Vamos cumprir à risca porque estamos exaustas e sentimos estas férias como um grande luxo para as duas.Foi um ano difícil.

Estas férias exigem compromisso. O compromisso entre as três: eu a Francisca e a terapeuta. As férias são há muito desejadas e só são possíveis porque temos um plano de trabalho desde o final das aulas que é cumprido à risca. Cada uma tem a sua função:a terapeuta da Francisca define como devem ser trabalhadas as matérias e que matérias, a Francisca trabalha com atitude e eu proporciono à Francisca momentos de trabalho focados, mas sem pressões e de preferência agradáveis.

De todas, quem falha mais sou eu. Porque acabo o meu dia de trabalho cansada, porque me irrito com os constantes erros nas odiáveis contas de dividir, porque só me apetecia desligar 2 meses inteirinhos e depois logo se via. É nestas alturas que a Francisca me põe na linha e me diz “ detesto essa voz “, “ lá estás tu toda irritadinha” , “se é para ser assim deixa que eu faço sozinha”. E eu caio em mim fico super envergonhada da minha atitude infantil. E começamos de novo.

Nestes novos começos falamos muitas vezes de pessoas de sucesso e de que falhar faz parte da vida, mesmo que isso nos deixe tristes ou que nos irrite solenemente. O sucesso não é um caminho sem falhas, mas a nossa reação às falhas determina o nosso sucesso.

– Francisca estou a ler um livro muito giro sobre as características das pessoas de sucesso, e conta a história de um campeão olímpico que diz que se não fosse a dislexia não teria conseguido chegar onde chegou porque a dislexia treinou a sua capacidade de gerir a frustração e de errar e voltar a tentar de outra forma. A tua dislexia também me ensina muito a mim, todos os dias. Obrigada!
– A sério mãe?
– Sim – disse eu entusiasmada. Na verdade as empresas procuram muitas características que as pessoas disléxicas têm, pessoas que nunca desistem de aprender e tentam coisas diferentes e trabalham de forma diferente dos outros. Tu ensinas-me isso com o nosso trabalho diário. Na verdade a dislexia é uma grande preparação para a vida, para mim e para ti, e tenho a certeza que faz de mim melhor profissional.
Olhou para mim pensativa.
– Sabes mãe, há uma coisa que tenho a certeza, quando eu for famosa e ganhar um prémio, vou dizer na televisão que dedico o prémio à minha mãe que me ajudou a ser uma pessoa de sucesso.

Voltamos em Setembro, com um bocadinho de medo deste quinto ano, mas com a certeza que havemos de encontrar um caminho para lá chegar.

Ps- Dia 4 de Setembro às 15h vamos estar na feira do livro com a Livros Horizonte. Eu e a Francisca gostávamos muito que nos pudéssemos encontrar lá!

PS2- Sobre o livro “Dislexia Dia a Dia”
– Francisca quando estivermos na Feira do Livro tu também assinas os livros e podes conversar com meninos disléxicos como tu!
– A sério? E se escrever com erros?
– Não te preocupes.Escreves com o coração. Isso chega.

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

2 Comentários

    Avatar

    Rita Figueira

    1st Ago 2021 - 17:07

    Desejo-vos umas óptimas férias e que se divirtam, é o mais importante!
    Sou mãe de uma menina de 8 anos, também disléxica. Sou divorciada e surda oralizada, o que torna o meu desafio enorme…Felizmente a minha menina terminou com boas notas e transitou para o 3ano.
    Quero que saiba que as suas publicações ajudam bastante na atenuação às minhas ansiedades em relação á dislexia.
    Grata.
    Um beijinho
    Rita Figueira

      Patrícia Teixeira de Abreu

      Patrícia Teixeira de Abreu

      1st Ago 2021 - 20:05

      Olá Rita,
      Muito obrigada pela sua mensagem que me tocou imenso. Obrigada por ler, por se dar ao trabalho de dar feedback e por partilhar a sua história que é uma enorme inspiração. Sinto-me uma privilegiada por ter acesso a tantas partilhas. Muitos parabéns pela sua filha. Tudo o que precisar que possa facilitar o seu caminho conte a 100% comigo. Um grande beijinho cheio de admiração e força Patrícia

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Sobre

About Me
Determinada, entusiasta e enérgica gosto de sentir que crio valor. Desafios que envolvam comunicação, liderança e criatividade são para mim! Gosto do frio da barriga de novos começos. A monotonia aborrece-me e a paciência não é propriamente o meu forte...

Continuar a ler

Dislexia dia a dia

Contactos

Parceiros

×