Chegámos à Meta!

Chegámos à Meta!

Se fechar os olhos e pensar numa metáfora que caracterize este ano lectivo, imagino uma corrida de mão dada com a Francisca com várias mochilas em cima: teletrabalho, tele-escola, “tele-birras”, “tele-almoços” e “tele-tudo”. Ontem chegamos à meta exaustas, e com a sensação que não éramos capazes de correr nem mais um minuto.

Fomos enormes,todos: pais,professores e miúdos.Fizemos o que noutros tempos consideraríamos impensável e impossível. Yes, we did it!

Chegámos ontem à meta, orgulhosas de todo o trabalho dos últimos meses. Foi um esforço enorme. Ontem tivemos a sessão semanal com a terapeuta e a Francisca apareceu na sala antes da terapia com lágrimas nos olhos. “ Mãe, não é justo. Toda a gente fica de férias hoje menos eu que tenho de continuar a trabalhar”. Senti uma “raivinha” enorme desta dislexia que nunca nos deixa em paz.Também quero que a minha filha esteja de férias, livre e sem preocupações. São mais que merecidas. Abracei-a. “Claro que vais ter férias como todos os outros. Vamos ter o nosso momento as duas e prometo que vamos trabalhar de forma criativa”

Como é que vamos trabalhar de forma criativa todos os dias?
Não sei. Mas sei que tem de haver uma clara diferença entre o tempo de aulas (mesmo em casa) e as férias (em casa também). Sei que embora me custe imenso vamos ter de trabalhar todos os dias porque isso faz toda a diferença na consolidação da aprendizagem da Francisca.
Sei que não quero gritos nem birras persistentes,
Sei que o tempo de trabalho terá de ser curto e produtivo,
Sei que quero que ela sinta que o trabalho que fazemos diariamente é um momento bom e não uma grande seca,
Sei que quero que brinque muito e que tenha umas óptimas férias.

Fundamentalmente, sei que vamos precisar de gerir muito bem o esforço. O meu e o dela. O meu, porque estou cansada e o dela porque cansada está.

Às vezes sabemos o que queremos mas não sabemos como lá chegar (ver: Visão e objectivos de aprendizagem).É normal.Eu habituei-me a viver com isso, e a acreditar que vão surgir sempre ideias para tornar este processo mais leve e feliz – e isso é meio caminho andado para lidar com o dia a dia com muito menos ansiedade.

Boas férias aos nossos miúdos super-heróis! Foram enormes!

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Artigos Relacionados

Matemática

Matemática

Janeiro 23, 2025
Ferramentas de motivação

Ferramentas de motivação

Janeiro 05, 2025

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Sobre

About Me
Determinada, entusiasta e enérgica gosto de sentir que crio valor. Desafios que envolvam comunicação, liderança e criatividade são para mim! Gosto do frio da barriga de novos começos. A monotonia aborrece-me e a paciência não é propriamente o meu forte...

Continuar a ler

Dislexia dia a dia

Contactos

Instagram

Parceiros

×