Visão & Objectivos de Aprendizagem

Visão & Objectivos de Aprendizagem

Este post resulta de uma conversa com uma amiga em desespero com a aprendizagem da filha – num cansaço extremo que eu já senti tantas vezes.

Quando resolvi fazer o blog, isso gerou muita surpresa entre amigos e família. A preocupação foi evidente:
– Como é que vais ter conteúdo para escreveres todas as semanas no blog?
– Será que não te vais tornar repetitiva?
– Como é que vais conseguir ter tempo?
– E se não conseguires ter inspiração para escrever?
– E se…
Para mim estas perguntas foram muito importantes, porque me fizeram pensar e testar as minhas ideias, mas a minha resposta foi sempre a mesma:
– Não sei. Logo se vê – a única certeza que tinha é que queria fazer algo de diferente.

No outro dia fiquei a pensar nisso, porque às vezes somos nós próprios que acabamos com os nossos sonhos mesmo antes de qualquer tentativa de implementação. Ficamos focados nos obstáculos e isso paralisa-nos. Isso não significa que não tenhamos as coisas pensadas e estruturadas, mas simplesmente às vezes é só preciso deixar ir e aceitar alguns riscos.

Esta semana, num webinar sobre a Visão estratégica das organizações no pós Covid a formadora disse algo que eu considerei muito interessante sobre a Visão que podemos ter para a organização ou mesmo para a nossa própria vida: em vez de nos posicionarmos no agora e delinearmos a nossa visão de futuro, podemos imaginarmo-nos no futuro e daí olhar para trás para vermos o caminho que temos de fazer para chegarmos ao ponto que queremos. Isso evita a tradicional abordagem de sermos consumidos pelo medo dos obstáculos.

Achei interessante. Foi isso que eu fiz no blog. A Visão do blog é simples: ajudar a tornar a vida das crianças disléxicas mais leve e feliz.
O caminho não é linear. Mas quando me foco na minha Visão, elimino automaticamente perfeccionismos exagerados e medos excessivos. Claro que tenho uma estratégia, mas escolho que seja flexível.

É exactamente assim que vejo a dislexia da Francisca. E é exactamente assim que lido com a aprendizagem dela. Em momentos de desespero ajuda-me pensar: Qual é a minha Visão? Que aprenda feliz e confiante e que sonhe sempre em grande.

É isto que deve estar sempre no meu Top of mind, e é com base nisso que vou ajustando os meus objectivos para que não comprometam a minha Visão. Por exemplo um dos meus objectivos de curto prazo é que até Setembro consigamos consolidar a matéria do terceiro ano.Para não comprometer a minha Visão eu sei que isso vai acontecer ao ritmo muito mais lento do que eu gostaria. Não interessa atingir este objectivo à custa de gritaria, resistência e cansaço extremo. É aqui que entra a nossa necessidade de abrandar o ritmo para termos o distanciamento necessário para trabalharmos de forma criativa – nada fácil, mas absolutamente necessário!

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Artigos Relacionados

Matemática

Matemática

Janeiro 23, 2025
Ferramentas de motivação

Ferramentas de motivação

Janeiro 05, 2025

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Sobre

About Me
Determinada, entusiasta e enérgica gosto de sentir que crio valor. Desafios que envolvam comunicação, liderança e criatividade são para mim! Gosto do frio da barriga de novos começos. A monotonia aborrece-me e a paciência não é propriamente o meu forte...

Continuar a ler

Dislexia dia a dia

Contactos

Instagram

Parceiros

×