Hábitos e Covid-19

Hábitos e Covid-19

No próximo post, a Sofia escreve sobre a importância dos hábitos para o sucesso, tanto na nossa vida profissional como pessoal. Afinal de contas, não é possível separarmos uma coisa da outra.

Na dislexia, os hábitos são fundamentais para atingirmos resultados. Contudo, no início nem sabemos por onde começar e a sensação de nos sentirmos um bocado perdidos, numa confusão de emoções, é normal. Depois é preciso assentar ideias, respirar e trabalhar de forma assertiva.

Para mim a implementação do hábito de trabalho diário foi difícil, e não foi consciente. Foi sobrevivência. Acho que me teria poupado a meses de angústia se tivesse aplicado de forma mais focada alguns princípios da liderança.

É exactamente sobre isso que a Sofia escreve. Quais são os factores de sucesso? Qual é o nosso papel? Que técnicas podemos utilizar? O quê que depende integralmente de nós?

Se isto é aplicável à dislexia? Totalmente. O objetivo é ajudarmos os nossos filhos e fazê-lo da forma mais feliz possível.

Mais do que à dislexia, isto é totalmente aplicável à situação preocupante que vivemos. A verdade, é que temos pela frente enquanto sociedade um enorme desafio. De repente o COVID-19 mudou toda a nossa rotina: há quem infelizmente não tenha outra hipótese senão ter de trabalhar e enfrentar diáriamente o medo de ser contaminado, há quem esteja a trabalhar para garantir a nossa sobrevivência, há quem esteja  em casa com os filhos, em  teletrabalho e tenha  de assegurar tudo: o trabalho, as crianças, e o equilibrio da familia. Todos nós, cada uma à sua maneira tem um enorme desafio para enfrentar.Não conseguimos mudar isso, mas é muito importante a forma como nos posicionamos face ao que está a acontecer. É absolutamente fundamental definirmos novos  hábitos  que nos permitam equilibrar os nossos dias: hábitos fisicos, hábitos de trabalho, hábitos de estudo, e principalmente hábitos de pensamento. Só assim conseguiremos ajudar da melhor forma os nossos filhos. Uma boa ideia, é usarmos a criatividade da dislexia para pensarmos em soluções “fora da caixa”!

Ainda sobre hábitos, há um livro excelente que nos ajuda inclusivamente a perceber a ligação entre o estimulo, hábito e resultado, assim como a forma como podemos alterar os nossos hábitos (o que não é nada fácil!). Chama-se “ A Força do hábito” de Charles Duhigg –  e vale a pena ler!

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

4 Comentários

    Avatar

    Filipa

    17th Mar 2020 - 23:20

    Estou a ler esse livro agora!!! Ajuda muito entender o que está por trás – ‘o lado racional’ do hábito!!!
    Sinto que há hábitos que nos ajudam muito na nossa vida e no nosso dia a dia

      Patrícia Teixeira de Abreu

      Patrícia Teixeira de Abreu

      28th Mar 2020 - 22:48

      Olá Filipa,
      O livro é fantástico! Um beijinho Patrícia

    Avatar

    José Miguel Teixeira de Abreu

    18th Mar 2020 - 0:26

    Excelente artigo que merece uma grande reflexão.
    Obrigado Patrícia, por nos trazeres estes excelentes textos, para estes dias em que enfrentamos um inimigo invisível!

      Patrícia Teixeira de Abreu

      Patrícia Teixeira de Abreu

      28th Mar 2020 - 22:46

      Obrigada Zé! Um beijinho

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Sobre

About Me
Determinada, entusiasta e enérgica gosto de sentir que crio valor. Desafios que envolvam comunicação, liderança e criatividade são para mim! Gosto do frio da barriga de novos começos. A monotonia aborrece-me e a paciência não é propriamente o meu forte...

Continuar a ler

Dislexia dia a dia

Contactos

Parceiros

×