Para Natais diferentes, ideias diferentes…

Para Natais diferentes, ideias diferentes…

Este Natal vai ser diferente. Para nós e para todos. No nosso caso não vai ter 12 crianças em delírio numa brincadeira sem fim durante alguns dias muito felizes. Vai ser diferente, mas ser diferente não é necessariamente mau. É só diferente…

É verdade que o Natal sem abraços e com distância nos tira da zona de conforto, e cá em casa nem todas lidamos com isso da melhor maneira. Não será com certeza o último Natal das nossas vidas por isso não há drama, disse eu às miúdas já meia irritada com tanto desassossego.

A Francisca habituada a lidar com a frustração e as contrariedades mudou o “chip” rapidamente. Resolveu transformar as saudades dos primos em presentes de Natal diferentes.

Adorei a ideia da Francisca e a dedicação aos presentes de Natal feitos para os primos espalhados por várias casas, e que este ano vão fazer muita falta. Começou assim que percebeu que não estaríamos juntos no Natal, para ter tempo de ter tudo preparado.

E nas nossas saídas matinais ao fim de semana fomos comprando alguns materiais à medida que surgiam as ideias.

Daqui resultou uma carta por família com um desenho bem alegre, uns chocolates cravados à mãe, e uma caixa de vales para cada casa de primos. “ vale uma bolacha”, “ vale a tua brincadeira preferida” , “vale o comando”, “vale um abraço apertado”, “vale uma volta na minha bicicleta “ . Em famílias grandes onde reina a confusão e as discussões um vale com a liderança numa brincadeira é top.

E foram horas a preparar estes sacos de Natal com todo o carinho. Foram horas de paciência infinita a escrever a lápis para eu corrigir e depois passar a caneta de feltro para não ter erros. Foram horas de treino, mas cheias de sorrisos.

Este ano vamos aproveitar o nosso Natal de forma diferente. Tão diferente que pela primeira vez em muitos. muitos anos vou ter uma semana de férias e tudo.

Vamos aproveitar muito e voltamos em Janeiro. Um óptimo Natal para todos!

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Artigos Relacionados

Manual para professores

Manual para professores

Junho 25, 2025
Matemática

Matemática

Junho 25, 2025

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Sobre

About Me
Determinada, entusiasta e enérgica gosto de sentir que crio valor. Desafios que envolvam comunicação, liderança e criatividade são para mim! Gosto do frio da barriga de novos começos. A monotonia aborrece-me e a paciência não é propriamente o meu forte...

Continuar a ler

Dislexia dia a dia

Contactos

Instagram

Parceiros

×