
NOVO ANO, MEDOS ANTIGOS
- Setembro 06, 2025
- por
- Patrícia Teixeira de Abreu
Começam esta semana as aulas da Francisca. Volta a ansiedade antecipando uma batalha cansativa. A professora de Matemática do ano passado, que restituiu a confiança à Francisca em conjunto com a I. do Ser Mais, infelizmente foi colocada noutra escola.E eu tive vontade de mudar a Francisca com ela. Mas não pode ser.
No final do ano letivo passado enviei um e-mail para a escola, a agradecer. Surpreendi, porque os professores não estão habituados a que os pais agradeçam. E é pena, porque reconhecer é importante para que as pessoas percebam o impacto do que fazem tão bem. Fez-me pensar em que temos mesmo de contrariar de alguma forma a nosso cérebro que está biologicamente programado para estarmos sempre muito mais atentos ao que está errado.
Isto para dizer que acabei por falar com a professora de Matemática nas férias para saber que magia era aquela que tinha diminuído tanto os níveis de ansiedade da Francisca. Vou preparar um post sobre isso, mas antecipo já que nada se faz sozinho e que temos a tendência de afunilarmos a nossa perspectiva enquanto pais, professores, explicadores e terapeutas mas quando há verdadeira colaboração o resultado acontece.
Lançámos o Programa “Famílias + leves” a pensar em famílias como a nossa. Não é sobre receitas milagrosas, sobre mudar o sistema nem sobre um mundo ideal. É sobre o que podemos fazer na nossa esfera de influência e sobre colaboração. E se calhar nunca comentei aqui mas é sobre colaboração que trabalho no meu “trabalho a sério” no mundo corporativo 😉 (fica o email dislexiadaybyday@gmail.com para mais informações)