
Ansiedade
- Outubro 20, 2025
- por
- Patrícia Teixeira de Abreu
Está oficialmente aberta a época da ansiedade com as QAs e os testes. Da falta de ar das semanas que se antecipam com Frances a 27, português a 30 e Matemática não sei quando. “Ah mas ainda falta imenso tempo” – dirão os pais de crianças sem dislexia. “Só que não” – digo eu e os pais de milhares de crianças com dislexia.
Mas este ano resolvemos fazer diferente porque entrar na espiral da ansiedade não ajuda ninguém e é meio caminho andado para o estudo se tornar penoso e pouco produtivo e dar aquela sensação que não se faz mesmo mais nada na vida a não ser estudar ( com todas as raivinhas que essa sensação despoleta num adolescente).
Este fim de semana o sábado começou com uma manhã de surf onde a Francisca saiu da cama bem antes das 9h da manhã (sou uma morning person para desespero das minhas filhas) e gastou as energias todas até ao meio-dia. Saiu de lá exausta mas feliz e pronta para uma tarde intensa de estudo. Para garantir resultados definimos previamente objetivos para o estudo e ficou do lado dela garantir o seu cumprimento porque eu estive a tarde e a noite num evento de empresa – compromisso foi a palavra chave.
Não sei como vão correr as notas, mas sei que eu quero que a vida da Francisca não se resuma aos testes e à escola e que a dislexia não seja impedimento para novas experiências.
Alguém alinha numa aula de surf de miúdos com dislexia num fim de semana destes? Ps- A Francisca só experimentou este ano e adorou!