Persistência “Top”

Persistência “Top”

A Francisca é das minhas três filhas a que detecta de imediato se estou triste. Um dos principais skills dos disléxicos é o facto de terem uma sensibilidade muito apurada e rapidamente conseguirem conectar-se ao outro (ver: Os Disléxicos e os skills de comunicação)

Normalmente abraça-me e diz-me com um ar preocupado : “ Tu hoje não estás bem”. E eu bem posso dizer que estou só cansada que ela não descansa antes de me ver sorrir. Nesses dias faz os trabalhos sem uma única refilice e enche-me de mimos.

No outro dia estava muito atarefada, e eu não estava a perceber a razão. Procurava no livro de receitas da Avó a receita das minhas bolachas preferidas e quando finalmente encontrou (sozinha), lá convenceu uma das manas para a ajudar e tratar da parte do forno.

As bolachas ficaram diferentes mas não fez mal nenhum. Vinham numa caixa com um bilhete, e ela disse-me ao ouvido no meio de um abraço “ Mãe sabes aquela coisa que me acontece as vezes de saltar linhas a ler? Saltei a linha da farinha, mas não faz mal pois não?”

Claro que não – disse-lhe eu no meio de um grande abraço. Comemos as bolachas que não estavam de facto iguais e eu não pensei mais no assunto, mas a Francisca não ficou contente com o resultado. No dia seguinte voltou para a cozinha e fez outras. Desta vez leu a receita direitinho e estavam deliciosas. Ficou radiante, e foi com enorme orgulho e com os olhos a brilhar que me fez uma nova surpresa.

Isto fez-me pensar que podemos aproveitar toda e qualquer situação para reforçar a autoestima dos nossos filhos, e potenciar a persistência que tão bem os caracteriza.

Aprendo imenso com esta minha filha disléxica. Aprendo a não desistir e a olhar para o erro como mais um degrau para o sucesso.

PS- As receitas de culinária são uma boa forma de treinarem a leitura a brincar e… a persistência também!

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Artigos Relacionados

Desligar

Desligar

Julho 01, 2020
Chegámos à Meta!

Chegámos à Meta!

Junho 28, 2020

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

×