
Os disléxicos e os skills de Comunicação
- Maio 08, 2020
- por
- Patrícia Teixeira de Abreu
Esta semana li um artigo muito interessante sobre a razão de os disléxicos poderem ser excelentes comunicadores. O artigo, da Made by Dyslexia identifica 5 razões:
1. Facilidade em enquadrar rapidamente as situações – o cérebro dos disléxicos está organizado de forma diferente, o que permite rapidamente resumir ideias, focar-se no essencial e criar um storytelling interessante para os outros;
2. Enorme facilidade em simplificar – capacidade de eliminar a informação desnecessária de forma rápida;
3. Grande capacidade em gerar empatia – que se reflecte na facilidade em compreender o que o outro sente, o que lhes permite adaptar mais rapidamente a sua comunicação para estabelecer uma conexão mais profunda;
4. Nível de curiosidade elevado – o gosto na procurar coisas novas é inspirador e gera entusiasmo;
5. Facilidade em ligar a razão com a emoção – são óptimos a relacionar factos!
Adorei o artigo, porque inconscientemente tinha a ideia que a Francisca comunicava de forma mais assertiva e profunda do que as outras crianças da mesma idade, mas eu não tinha conseguido ainda verbalizar essa sensação.
Surpreendiam-me algumas considerações e argumentos que utilizava nas conversas, fundamentalmente nas análises que fazia das discussões com as amigas, mas associei isso ao facto de ser a mais nova de três e por isso ter um treino extra nessa matéria.
Ler este texto, fez-me pensar que ao valorizarmos e incentivarmos os skills de comunicação dos nossos filhos, estamos a potenciar mais uma ferramenta que os ajuda a trabalhar a auto-estima – tão necessária nas áreas em que são menos bons.
Para quem quiser ler a publicação da Made by Dyslexia deixo o link aqui.