Os disléxicos e os skills de Comunicação

Os disléxicos e os skills de Comunicação

Esta semana li um artigo muito interessante sobre a razão de os disléxicos poderem ser excelentes comunicadores. O artigo, da Made by Dyslexia identifica 5 razões:

1. Facilidade em enquadrar rapidamente as situações – o cérebro dos disléxicos está organizado de forma diferente, o que permite rapidamente resumir ideias, focar-se no essencial e criar um storytelling interessante para os outros;

2. Enorme facilidade em simplificar –  capacidade de eliminar a informação desnecessária de forma rápida;

3. Grande capacidade em gerar empatia que se reflecte na facilidade em compreender o que o outro sente, o que lhes permite adaptar mais rapidamente a sua comunicação para estabelecer uma conexão mais profunda;

4. Nível de curiosidade elevado o gosto na procurar coisas novas é inspirador e gera entusiasmo;

5. Facilidade em ligar a razão com a emoção – são óptimos a relacionar factos!

Adorei o artigo, porque  inconscientemente  tinha a ideia que a Francisca comunicava de forma mais assertiva e profunda do que as outras crianças da mesma idade, mas eu não tinha conseguido ainda verbalizar essa sensação.

Surpreendiam-me algumas considerações e argumentos que utilizava nas conversas, fundamentalmente nas análises que fazia das discussões com as amigas, mas associei isso ao facto de ser a mais nova de três e por isso ter um treino extra nessa matéria.

Ler este texto, fez-me pensar que ao valorizarmos e incentivarmos os skills de comunicação dos nossos filhos, estamos a potenciar  mais uma ferramenta que os ajuda a trabalhar a auto-estima – tão necessária nas áreas em que são menos bons.

Para quem quiser ler a publicação da Made by Dyslexia deixo o link aqui.

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

×