O que nós aprendemos hoje…

O que nós aprendemos hoje…

Fomos a Coimbra, à Escola Secundária da Quinta das Flores passar a manhã a ouvir falar da diferença. Aprendemos imenso sobre epilepsia, diabetes, doença celíaca e sobre a necessidade de se fazerem alguns ajustes na vivência do dia a dia destas crianças nas escolas.

Ouvimos o Dr. Olavo Gonçalves (neuropediatra) explicar o que é a epilepsia e o que acontece no cérebro nos episódios de crise. Ouvimos que cuidados devemos ter com estas crianças e ouvimos a voz dos pais destas crianças que partilharam muitas experiências. A Filipa tem epilepsia, o Francisco tem uma doença rara que por pouco que tirou a vida, a Mariana é intolerante em grau máximo à lactose, e a Leonor tem doença celíaca. Ouvimos pais heróis e sentimos o calor de uma escola amiga.

Tivemos o privilégio de falar sobre a dislexia. E foi a Francisca que pegou no microfone perante um auditório grande e explicou tudo na primeira pessoa.

Entregámos os prémios às crianças do Passatempo a “Diferença faz o génio”(um jogo e um livro) e aos professores (2 livros). Partilhámos que como escola vencedora tem acesso a um webinar gratuito sobre dislexia para professores e outro só para pais.

Obrigada pelo carinho com que nos receberam. Obrigada querida Sofia Ramos que levou as bandas desenhadas para aquela escola que apresentou o projeto e desafiou a escola para o passatempo. Obrigada ao director Lúcio Pratas pela confiança e às professoras Cláudia Teixeira e Idalina Carmim pelo trabalho espectacular com as crianças. Um enorme obrigada também à Associação de Pais e em especial à Ana Gomes pelo convite. Por fim, obrigada queridas crianças pelo poema tão giro e por terem vindo!

De coração cheio. ❤️

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Artigos Relacionados

Déficit de atenção

Déficit de atenção

Março 20, 2023
Dias pouco cor-de-rosa

Dias pouco cor-de-rosa

Março 14, 2023
Não, não é hoje, mas…

Não, não é hoje, mas…

Fevereiro 14, 2023

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

×