Nova aventura!

Nova aventura!

 

– Mãe, estou nervosa.
– Porquê?
– Tenho uma turma nova tenho medo que gozem comigo por causa da Dislexia.
– Humm…sabes que todos nós temos medo, o medo é nosso amigo protege-nos de imensas coisas. Nós precisamos do medo na nossa vida, só temos de o dosear para não nos impedir de sermos felizes. Imagina-o como o génio da lâmpada do Aladin. Às vezes sai de lá gigante e assustador outras vezes pequenino e dócil. Precisamos de viver com ele. Imagina que ele vive numa caixa. Não adianta fechar a caixa à chave porque um dia alguém abre a caixa e ele sai de lá furioso. Deixa a tampa aberta.

– Mas assim ele sai.

Tens um truque: usa os pozinhos do amor. Os pozinhos do amor dão-te o poder especial de acalmares o medo. O medo diminui ao pé deles porque os pozinhos do amor dão-te confiança. E o medo foge da confiança!

Quando pensares que pode acontecer alguma coisa triste na escola pensa no saquinho cheio de pozinhos do amor da família. Lembra-te da segurança do meu abraço, dos mimos das manas, dos risos dos primos e isso vai dar-te força para com muita tranquilidade pores o medo no seu lugar.

Se os miúdos gozarem contigo por causa da dislexia usa os pozinhos do amor. Pensa que é só ignorância, e que lhes vais ter de explicar que ter dislexia não é não só ler com dificuldade mas também ter outros superpoderes como a criatividade. Usa o teu superpoder e arranja uma forma gira de lhes explicar isso. Leva-lhes por exemplo a Banda Desenhada e transforma o medo num desafio.

– Acho querido isso dos pozinhos do amor…
– Também adoro. Li num livro: que só há duas emoções que condicionam o nosso pensamento: o medo e o amor. O medo é a energia que retrai, esconde, magoa, impede e o amor é a energia que expande, abre, partilha e experimenta. Não vivemos sem nenhuma das duas,mas o medo agarra e o amor liberta. O segredo é usar o amor para dosear o medo. Mantém o teu saquinho dos pozinhos do amor bem cheio e usa-o com o medo sempre que precisares e depois diz-me como correu!

Hoje foi o primeiro dia do 7.º ano. Entre o medo e uma nova aventura preferimos a nova aventura. Bom ano letivo a todos!

Ps- Passaram 6 anos desta fotografia. ❤️

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Artigos Relacionados

Matemática

Matemática

Janeiro 23, 2025
Ferramentas de motivação

Ferramentas de motivação

Janeiro 05, 2025

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Sobre

About Me
Determinada, entusiasta e enérgica gosto de sentir que crio valor. Desafios que envolvam comunicação, liderança e criatividade são para mim! Gosto do frio da barriga de novos começos. A monotonia aborrece-me e a paciência não é propriamente o meu forte...

Continuar a ler

Dislexia dia a dia

Contactos

Instagram

Parceiros

×