Nova aventura!

Nova aventura!

 

– Mãe, estou nervosa.
– Porquê?
– Tenho uma turma nova tenho medo que gozem comigo por causa da Dislexia.
– Humm…sabes que todos nós temos medo, o medo é nosso amigo protege-nos de imensas coisas. Nós precisamos do medo na nossa vida, só temos de o dosear para não nos impedir de sermos felizes. Imagina-o como o génio da lâmpada do Aladin. Às vezes sai de lá gigante e assustador outras vezes pequenino e dócil. Precisamos de viver com ele. Imagina que ele vive numa caixa. Não adianta fechar a caixa à chave porque um dia alguém abre a caixa e ele sai de lá furioso. Deixa a tampa aberta.

– Mas assim ele sai.

Tens um truque: usa os pozinhos do amor. Os pozinhos do amor dão-te o poder especial de acalmares o medo. O medo diminui ao pé deles porque os pozinhos do amor dão-te confiança. E o medo foge da confiança!

Quando pensares que pode acontecer alguma coisa triste na escola pensa no saquinho cheio de pozinhos do amor da família. Lembra-te da segurança do meu abraço, dos mimos das manas, dos risos dos primos e isso vai dar-te força para com muita tranquilidade pores o medo no seu lugar.

Se os miúdos gozarem contigo por causa da dislexia usa os pozinhos do amor. Pensa que é só ignorância, e que lhes vais ter de explicar que ter dislexia não é não só ler com dificuldade mas também ter outros superpoderes como a criatividade. Usa o teu superpoder e arranja uma forma gira de lhes explicar isso. Leva-lhes por exemplo a Banda Desenhada e transforma o medo num desafio.

– Acho querido isso dos pozinhos do amor…
– Também adoro. Li num livro: que só há duas emoções que condicionam o nosso pensamento: o medo e o amor. O medo é a energia que retrai, esconde, magoa, impede e o amor é a energia que expande, abre, partilha e experimenta. Não vivemos sem nenhuma das duas,mas o medo agarra e o amor liberta. O segredo é usar o amor para dosear o medo. Mantém o teu saquinho dos pozinhos do amor bem cheio e usa-o com o medo sempre que precisares e depois diz-me como correu!

Hoje foi o primeiro dia do 7.º ano. Entre o medo e uma nova aventura preferimos a nova aventura. Bom ano letivo a todos!

Ps- Passaram 6 anos desta fotografia. ❤️

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Artigos Relacionados

Please don’t

Please don’t

Outubro 15, 2024
RE-SI-GNI-FI-CAR

RE-SI-GNI-FI-CAR

Julho 20, 2024

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Sobre

About Me
Determinada, entusiasta e enérgica gosto de sentir que crio valor. Desafios que envolvam comunicação, liderança e criatividade são para mim! Gosto do frio da barriga de novos começos. A monotonia aborrece-me e a paciência não é propriamente o meu forte...

Continuar a ler

Dislexia dia a dia

Contactos

Instagram

Parceiros

×