A Semana da Dislexia e novidades!

A Semana da Dislexia e novidades!

Hoje é o dia Internacional da Dislexia e eu dei por mim a pensar que só retive a existência deste dia o ano passado. Na verdade, nem sabia que existia. Há 2 anos atrás isto era um mundo que me passava completamente ao lado.

Esta semana foi mesmo muito intensa. Um deadline muito importante no escritório, teste dos ossos e ditado da Francisca, aula de dança do projecto da “Dislexia para o Mundo” com a Cláudia Dias e ainda a semana da dislexia com todo o esforço adicional que isso representa.

Numa semana falei sobre dislexia na Antena 1, na Rádio Observador, no Público, na SIC, na RTP e hoje vou conversar a convite da Descolar com a Rita Bonança e a Clara Gomes num Webinar sobre as várias perspectivas da dislexia.

Na verdade sinto-me exausta, mas também muito feliz por ter tido a oportunidade de dar voz a muitas crianças que precisam de ter uma aprendizagem mais leve e feliz! E isso vale todo o cansaço e esforço destas últimas semanas.

Hoje é um dia muito importante. Quando expliquei à Francisca que a agitação desta semana se devia ao dia da dislexia, a Francisca disse-me que se era o dia da Dislexia merecia um bolo. Concordo plenamente. Hoje cá em casa vamos ter bolo e festejar o dia da dislexia que na nossa família nos ensina todos os dias a olhar para as coisas de uma forma diferente.

Nada melhor que comemorar o Dia Internacional da Dislexia com uma novidade! A partir de hoje vamos ter uma parceria com uma sociedade de advogados , a Abreu Advogados, que aceitou o desafio de nos ajudar a compreender melhor os direitos das crianças disléxicas.

Uma equipa de advogados da Abreu, coordenada por Madalena Bernardes Coelho, e os advogados André Modesto Pinheiro, Maria Cabral de Azevedo, João da Cunha Empis e Sílvia Bessa Venda, vai desenvolver um completo conjunto de temas em torno do Decreto de Lei 54/2018, esclarecendo e as principais dúvidas dos pais no acompanhamento dos seus filhos, desde a fase de diagnóstico, promovendo e contribuindo para educação inclusiva e literacia jurídica.

O nosso sincero agradecimento à Abreu Advogados. Sejam muito bem vindos!

Patrícia Teixeira de Abreu

Vivo a vida com intensidade e acredito que a dislexia pode ser uma oportunidade única de crescimento para uma família de miúdas com garra.

Artigos Relacionados

Matemática

Matemática

Janeiro 23, 2025
Ferramentas de motivação

Ferramentas de motivação

Janeiro 05, 2025

4 Comentários

    Avatar

    Susana

    11th Out 2020 - 17:08

    Adorei esta iniciativa do blog, de que tive conhecimento pela SIC hoje. Ainda não tive tempo de o explorar.
    Mas desde já, muitos parabéns pela iniciativa!
    É muito bom saber que outros pais se preocupam, têm iniciativas louváveis, e vão ultrapassando os obstáculos no dia a dia, e já tiveram as mesmas angústias …
    Partilhar é muito importante. E sinto-me muito perdida ainda!
    Sou mãe da Mariana, uma menina de 10 anos, à qual foi diagnosticada/confirmada dislexia/disortografia neste mês de Setembro.
    Tenho um mundo de coisas para descobrir para ajudar a Mariana.
    Um tanto perdida…e angustiada…àprocura do melhor método para ajudar a Mariana, que não obstante estar num colégio privado não tem grande ajuda, porque este não pretende contratar uma prof. com a preparação adequada… Mas do qual precisamos porque é importante que a nossa filha se sinta confortável lá… Aliás, também tenho no mesmo colégio outra filha com 8 anos, no 3º ano, sem qualquer dislexia.
    Para começar, adorava ter acesso ao vosso webinar de ontem. Pode ser?
    Neste momento procuramos o melhor esquema de apoio para a Mariana extra-escola…
    Muitas dúvidas: terapeuta da fala, psicomotricista, prof. de ensino especial…por onde começar e qual o melhor método…
    Na sua perspectiva, qual o melhor especialista/equipa/resposta para ajudar na zona de Coimbra?
    Muito grata!

      Patrícia Teixeira de Abreu

      Patrícia Teixeira de Abreu

      14th Out 2020 - 21:20

      Boa noite Susana
      Desculpe o atraso na resposta, mas têm sido uns dias grandes.
      É normal sentir-se perdida e angustiada nesta fase. É o choque. Envio-lhe o meu primeiro post sobre isso.

      https://dislexiadaybyday.com/day-by-day/a-minha-filha-e-dislexica-e-agora/

      Pense que a Mariana simplesmente aprende de forma diferente e o desafio vai ser encontrar a forma mais fácil para ela.Da minha experiência com a Francisca para mim é fundamental uma terapeuta em quem confie para trabalhar com ela. Normalmente as escola não disponibilizam. A terapeuta vai guiá-la também a si como mãe e dar-lhe alguns truques. Hoje em dia pode fazer on-line. Não conheço em Coimbra mas conheço em Lisboa que fazem esse acompanhamento on-line. Se precisar passo-lhe alguns contactos.
      Um beijinho e vai correr tudo bem. No que eu puder ajudar por favor diga.
      Patrícia

    Avatar

    ANA CARINA RIBEIRO

    12th Out 2020 - 14:07

    Boa tarde,

    Estou a iniciar e a pesquisar o que é a Dislexia, porque a minha filha anda na terapia da fala desde os 5 anos e este ano, com, 8 anos viram que estavam a ter a terapia errada que o problema dela não ser a como ela disse, acho eu, perturbação de leitura e escrita, inversão de palavras , mas sim dislexia, ela vai ser encaminhada agora para uma especialista para fazer uma avaliação mais rigorosa, por isso, vi na Sic a sua exposição e decidi segui-la para tirar duvidas e olhar para a Dislexia com outros olhos, porque quando isso me caiu em cima, fiquei um pouco assustada, preocupada, e ate com sentido de culpa que muitas vezes não tinha a paciencia que devia quando a minah filha mostrava dificuldades em leitura. Desculpe o testamento mas quando comecei a escrever saiu-me isto tudo, um desabafo. Obrigada.

      Patrícia Teixeira de Abreu

      Patrícia Teixeira de Abreu

      14th Out 2020 - 21:47

      Boa noite Carina
      Desculpe o atraso na resposta.
      Não se culpe. Nós como mães fazemos o nosso melhor com o conhecimento que temos na altura. Eu também quando olho agora para trás vejo muitos sinais que na altura não percebi.
      É importante ter uma boa terapeuta pq vai ensinar à sua filha técnicas de aprendizagem. É de facto um caminho de muito trabalho, mas estes miúdos são fantásticos.
      Um beijinho e o que precisar diga.
      Patrícia

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Sobre

About Me
Determinada, entusiasta e enérgica gosto de sentir que crio valor. Desafios que envolvam comunicação, liderança e criatividade são para mim! Gosto do frio da barriga de novos começos. A monotonia aborrece-me e a paciência não é propriamente o meu forte...

Continuar a ler

Dislexia dia a dia

Contactos

Instagram

Parceiros

×